- personalchefsbr9
Comida ultracongelada é capaz de manter sabor e nutrientes?
As técnicas de congelamento de alimentos têm como principal objetivo a conservação e prolongamento da vida útil, provocando repercussões mínimas nas características nutritivas e organolépticas das preparações como sabor, textura e aromas.

Durante o processo de congelamento, ocorre modificação do estado do alimento, devido à cristalização da água existente nele. A velocidade de cristalização é muito importante, devido à formação de cristais de gelo. Se o congelamento é lento, esses cristais são grandes e podem afetar fisicamente as células do alimento, causando alteração na textura e no sabor da refeição, acontecendo de forma mais frequentemente, quando se usa o congelador comum da geladeira, cujas temperaturas que variam entre -2°C e -5°C no seu interior.
Por meio de técnicas modernas, sustentáveis e saudáveis, houve o surgimento da tecnologia de ultracongelamento de alimentos na Itália, que consiste na aplicação de um congelamento rápido, no qual os cristais se formam no interior e exterior das células ocorrendo um pequeno deslocamento de água.
A velocidade de crescimento dos cristais reduz drasticamente o impacto ou mesmo nenhuma mudança ao descongelar o alimento, reassumindo a condição original prologando ainda mais a validade dos produtos.
Benefícios da comida ultracongelada
Diminui os riscos de contaminação
Elimina o uso de sódio e conservantes
Preserva os nutrientes dos alimentos
Não gera cristais de gelo e água no alimento ao descongelar
Gosto de comida feita na hora
Praticidade no dia a dia
Existem alimentos que não podem ser ultracongelados?
A resposta é: SIM. Existem alguns alimentos que não são indicados passar por este processo pelo alto teor de atividade de água contida neles, como por exemplo algumas hortaliças e vegetais verde-folhosos, pois, não ficam com textura e sabor agradável após o descongelamento, perdendo também os nutrientes presentes.

Mas saiba que a forma de preparo dos alimentos interfere no valor nutricional e após o congelamento, pelo fato de que o valor nutricional vai depender muito mais da técnica de preparo do que do congelamento em si. Caso o alimento passe por cozimento em altas temperaturas, irá perder as vitaminas que são sensíveis ao calor. Se foi cozido em água irá perder os nutrientes solúveis em água, entre outros.
A Personal Chefs aplica a tecnologia de ultracongelamento na produção dos seus alimentos, além dos diversos benefícios que uma comida ultracongelada pode te proporcionar. Beneficiando na questão de otimização de tempo na cozinha, diminuindo o consumo de fast foods e alimentos ultraprocessados, de forma a deixar sua rotina mais saudável, pois as refeições já estão prontas, e no mais, só basta descongelá-la e consumi-la em seguida.