• personalchefsbr9

Hipertrofia: o que é, como obter e quais os seus benefícios?

Para os praticantes de exercício físico, seja ele qual for, a Hipertrofia Muscular é desejada pela sua grande maioria, pois o treinamento resistido ou de força (musculação), por provocar mudanças significativas no corpo do praticante é citado na literatura como um dos melhores exercícios para fins de Hipertrofia, pois considera variáveis como volume, intensidade, duração, intervalo, velocidade e frequência do treinamento executado. Para potencializar os efeitos deste treinamento, ter uma alimentação adequada e balanceada é muito importante, podendo, em condições contrárias, resultar em queda da performance e acabar prejudicando a saúde.


O que é Hipertrofia?


Para começar a entender a Hipertrofia Muscular, você deve entender primeiro como funciona o sistema musculoesquelético. Isso porque ele deve ser estimulado para que o músculo consiga crescer e se desenvolver, gerando a Hipertrofia.

O músculo é um tecido do nosso corpo formado por fibras que se encurtam, permitindo a contração muscular, e que se alongam promovendo o relaxamento muscular e vice e versa. Este é o processo que o corpo passa nos exercícios físicos.

A Hipertrofia Muscular é definida pelo aumento do tamanho do músculo ou de suas fibras constitutivas, que ocorre como resultado da realização de exercícios físicos.

Como obter a Hipertrofia Muscular?

Você já sabe que para obter a Hipertrofia Muscular é preciso de frequência nos exercícios físicos adequados e acompanhados por profissionais associado a dieta adequada, nos quais o resultado vai depender de cada indivíduo. De certa forma pode ocorrer pelas seguintes condições:  

  • Acréscimo da sessão transversal do músculo esquelético

  • Aumento de volume das fibras (treino de força)

  • Aumento de atividade das células satélites (que se encontram na periferia das células musculares, sendo responsáveis pela sua reparação e manutenção)

A sua alimentação neste caso é fundamental para conseguir atingir o objetivo e maximizar os resultados desejados, pois, o consumo de diferentes nutrientes advindos da alimentação é capaz de desencadear reações bioquímicas que concomitantemente à prática de exercício físicos potencializa a atividade celular, enzimática e metabólica de diversos sistemas energéticos. É necessário, neste sentido, que o consumo alimentar diário dos macronutrientes, carboidratos, gorduras, proteínas e demais micronutrientes, forneça elementos suficientes que sejam capazes de suprir a demanda energética e nutricional do treinamento de contra resistência e principalmente promover adequadamente a recuperação da musculatura esquelética microlesionada pós-treinamento.

Observe abaixo o que pode te ajudar no alcance de sua meta:

  • Divida as refeições corretamente com a ajuda de um nutricionista

  • Consuma gorduras boas indicadas por um profissional

  • Beba bastante água

  • Observe a ingestão de proteínas

  • Fique atento a quantidade de calorias ingeridas

Por fim, você fazendo o necessário terá resultados positivos, necessários e mais rápido no que deseja. E a Personal Chef's te auxilia com o Kit Hipertrofia criado pela nutricionista Cilmara Rocha.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo