- personalchefsbr9
Hipertrofia: o que é, como obter e quais os seus benefícios?
Para os praticantes de exercício físico, seja ele qual for, a Hipertrofia Muscular é desejada pela sua grande maioria, pois o treinamento resistido ou de força (musculação), por provocar mudanças significativas no corpo do praticante é citado na literatura como um dos melhores exercícios para fins de Hipertrofia, pois considera variáveis como volume, intensidade, duração, intervalo, velocidade e frequência do treinamento executado. Para potencializar os efeitos deste treinamento, ter uma alimentação adequada e balanceada é muito importante, podendo, em condições contrárias, resultar em queda da performance e acabar prejudicando a saúde.

O que é Hipertrofia?

Para começar a entender a Hipertrofia Muscular, você deve entender primeiro como funciona o sistema musculoesquelético. Isso porque ele deve ser estimulado para que o músculo consiga crescer e se desenvolver, gerando a Hipertrofia.
O músculo é um tecido do nosso corpo formado por fibras que se encurtam, permitindo a contração muscular, e que se alongam promovendo o relaxamento muscular e vice e versa. Este é o processo que o corpo passa nos exercícios físicos.
A Hipertrofia Muscular é definida pelo aumento do tamanho do músculo ou de suas fibras constitutivas, que ocorre como resultado da realização de exercícios físicos.
Como obter a Hipertrofia Muscular?
Você já sabe que para obter a Hipertrofia Muscular é preciso de frequência nos exercícios físicos adequados e acompanhados por profissionais associado a dieta adequada, nos quais o resultado vai depender de cada indivíduo. De certa forma pode ocorrer pelas seguintes condições:
Acréscimo da sessão transversal do músculo esquelético
Aumento de volume das fibras (treino de força)
Aumento de atividade das células satélites (que se encontram na periferia das células musculares, sendo responsáveis pela sua reparação e manutenção)
A sua alimentação neste caso é fundamental para conseguir atingir o objetivo e maximizar os resultados desejados, pois, o consumo de diferentes nutrientes advindos da alimentação é capaz de desencadear reações bioquímicas que concomitantemente à prática de exercício físicos potencializa a atividade celular, enzimática e metabólica de diversos sistemas energéticos. É necessário, neste sentido, que o consumo alimentar diário dos macronutrientes, carboidratos, gorduras, proteínas e demais micronutrientes, forneça elementos suficientes que sejam capazes de suprir a demanda energética e nutricional do treinamento de contra resistência e principalmente promover adequadamente a recuperação da musculatura esquelética microlesionada pós-treinamento.
Observe abaixo o que pode te ajudar no alcance de sua meta:
Divida as refeições corretamente com a ajuda de um nutricionista
Consuma gorduras boas indicadas por um profissional
Beba bastante água
Observe a ingestão de proteínas
Fique atento a quantidade de calorias ingeridas
Por fim, você fazendo o necessário terá resultados positivos, necessários e mais rápido no que deseja. E a Personal Chef's te auxilia com o Kit Hipertrofia criado pela nutricionista Cilmara Rocha.