• personalchefsbr9

Saiba a importância de incentivar a alimentação saudável desde criança


A fase infantil é caracterizada por intensos processos de desenvolvimentos fisiológicos, cognitivos motores, mudança na composição corporal, que são influenciados diretamente pelos aspectos genéticos, psicológicos e ambientais.

A partir dos 2 anos há um grande impacto do potencial genético sobre crescimento no caso de condições ambientais adequadas e em contrapartida, verifica-se nesta fase, crescente falta de interesse pela alimentação – a inapetência. Essa fase também se caracteriza por um comportamento alimentar imprevisível e variável: a quantidade ingerida de alimentos pode oscilar, sendo grande em alguns períodos e nula em outros.

Existem alguns nutrientes que são mais evidenciados e tem a sua necessidade essencial na contribuição para um crescimento infantil adequado, são eles: cálcio, ferro, zinco, vitamina A e C, além de consumo adequado de carboidratos, proteínas e gorduras.

Neste sentido, são importantes para a formação dos ossos, metabolismo e crescimento celular, além de serem componentes para o bom funcionamento do sistema imunológico, participando intensamente do crescimento e aumentando a resistência contra doenças infecciosas nesta fase, regulando também o funcionamento do organismo.


É fundamental que os familiares se preocupem e deem uma atenção especial a alimentação das crianças, montando um cardápio atrativo e bem colorido para os pequenos, pois apresenta mais equilíbrio de nutrientes em sua composição.

Você sabia que é na infância que o indivíduo aprende a desenvolver uma relação saudável com a comida? Então, confira agora algumas dicas que você deve aderir no dia a dia para as crianças terem uma alimentação saudável:

  • Deixe o cardápio sempre colorido com fruta, verdura e legumes.

  • Varie na preparação, corte e forma de apresentação.

  • Evite pular refeições

  • Diversifique os alimentos saudáveis

  • Converse sobre as preferências da criança

  • Deixe as crianças longe de dietas restritivas

  • Incentive o consumo de água


A alimentação impacta diretamente no processo de velocidade no crescimento, desenvolvimento fisiológico e cognitivo das crianças e por este motivo, toda criança deve ter acesso a nutrientes básicos e essenciais. E muitas vezes, pode ser bem simples inserir os nutrientes na rotina, como no café da manhã e na hora do lanche.


Não podemos deixar de citar escola como ambiente facilitador da educação nutricional, sendo de extrema importância para estimular alimentação saudável na fase da infância. Assim como os pais, a instituição de ensino deve orientar os pequenos a tomar decisões mais conscientes e equilibradas, sempre priorizando a saúde e o bem-estar. Mas com a rotina puxada na maioria das vezes, a Personal Chef’s te ajuda neste processo, com alimentos saudáveis e práticos que podem ser consumidos por todas as idade e as crianças podem começar se alimentando com os pratos abaixo:




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo