• personalchefsbr9

Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil

Conheça agora o significado de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil e fique por dentro dos seus benefícios.


Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é a realização do direito de toda a população ter acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. Tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis.

Os princípios que regem a Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil consistem em Direito Humano à Alimentação Adequada e Soberania Alimentar, e ambos devem ser garantidos pelo poder público através de ações e políticas públicas.

Embora o Brasil seja um dos maiores produtores de alimentos do mundo, uma porcentagem da população não tem acesso aos alimentos básicos necessários para se nutrir e manter a vida cotidiana, levando a uma situação de Insegurança Alimentar.

Situações de Insegurança Alimentar e nutricional podem ser detectadas a partir de diferentes tipos de problemas como fome, obesidade, doenças associadas à má alimentação, o consumo de alimentos de qualidade duvidosa ou prejudicial à saúde, estrutura de produção de alimentos predatória em relação ao ambiente natural ou às relações econômicas e sociais; alimentos e bens essenciais com preços abusivos e a imposição de padrões alimentares que não respeitam a diversidade cultural.

Contudo, nos últimos anos com a intensificação das questões climáticas, a pandemia da COVID-19 e mais recentemente, a guerra na Ucrânia, adicionaram outros grandes desafios que, além dos prejuízos humanitários trazem implicações para a Segurança Alimentar de diversas pessoas, deixando-as em situações de vulnerabilidade.


Como alcançar a Segurança Alimentar

A segurança alimentar é alcançada quando o sistema alimentar é idealizado e realizado pelos órgãos responsáveis, de forma sustentável, garante acesso regular a alimentos de qualidade e que supram as necessidades nutricionais de toda sociedade, mas a população tem o dever de preservar o meio ambiente para a sustentabilidade e os bens naturais serem utilizados de forma correta.

De uma forma resumida, a maior produção de alimentos pode ser decorrente de três meios principais:

  • Maior uso da terra;

  • Maior uso de insumos;

  • Maior eficiência na forma como esses insumos são usados.

Segurança Alimentar fortemente ameaçada pela intensificação da crise sanitária, climática e econômica. Como podemos reverter essa situação?

Devido a falta de saneamento básico, poluição do meio ambiente, desmatamento e o alto custo dos alimentos sejam eles grãos, frutas, verduras, legumes, entre outros, fez com que pessoas sem capital econômico adequado para se manter no Brasil fiquem sem meios para produzir os seus alimentos. Portanto você deve ter consciência de como a situação do Brasil está para tentar melhorar, mas claro, com a ajuda de pessoas competentes e do poder público.

Garanta sua alimentação adequada com a Personal Chef’s

A Personal Chef's tem como um de seus objetivos proporcionar e garantir aos seus clientes uma alimentação adequada e equilibrada nutricionalmente. Isso é possível por meio da aplicação da alta tecnologia de congelamento, controle de qualidade higiênico-sanitária e construção de cardápio minimamente processados e sem o uso de conservantes.

Vamos inserir as refeições na sua rotina? Podemos sugerir:



5 visualizações0 comentário