• personalchefsbr9

Você sabia que a energia do seu corpo depende do que você consome?


Entende-se que energia é definida como a capacidade de realizar trabalho. Os seres humanos, por sua vez, obtêm a energia necessária para realizar atividades através do consumo de alimentos. É a sua composição, que, após armazenamento e metabolização no organismo, gera energia e envolvida no metabolismo do alimento é consideravelmente grande, tendo sua unidade padrão de medição em quilocaloria (kcal).

O gasto energético total de um indivíduo reflete as necessidades energéticas necessárias para o corpo sobreviver e vai variar conforme sexo, idade, ciclo da vida, rotina, prática de atividade física, entre outros.

A depender do estágio da vida, as recomendações de energia necessárias variam, pois, em cada ciclo há uma demanda metabólica e fisiológica diferente. E para qualquer indivíduo, independente do estágio, a prática de atividade física aumenta o gasto energético.


Já crianças ou pessoas de idade avançada e com pouca atividade física, o consumo de energia tende a ser menor. Em geral, mulheres consomem um pouco menos de energia do que homens. Entretanto, lactantes e grávidas geralmente têm a sua necessidade energética aumentada entre 300 kcal a 500kcal em média por dia para que possam dar conta das exigências adicionais a que estão submetidas.

Essa energia é usada para manter nosso organismo em funcionamento, como coração, pulmões e os demais órgãos internos, e para fornecer alguma capacidade de trabalho externo que é feito durante praticamente todo o dia e ainda beneficia o raciocínio lógico.


Até mesmo quando se está em condições de repouso, há um gasto de energia, as necessárias para a manutenção das atividades fisiológicas vitais do indivíduo.

De forma geral, cerca de 30% dela é consumida pelos músculos esqueléticos e praticamente outro tanto é consumida pelos órgãos abdominais. Em repouso o cérebro consome cerca de 20% e o coração 10% da energia total consumida pelo corpo.


Descobrindo a energia nos alimentos

A energia total disponível a partir de um alimento é medida com uma bomba calorimétrica. Quando, por exemplo, no rótulo de um determinado alimento está escrito, exemplo “cada 100 g deste produto contém 400 kcal”, quer dizer que ao digerirmos esse alimento nosso organismo será capaz de produzir 400 kcal. Se você souber do que é composto um alimento, fica ainda mais fácil calcular quanto de energia ele é capaz de oferecer.

Exemplo: Um grama de carboidrato (o elemento energético contido no trigo, no arroz, na batata, no açúcar, etc.) ou de proteína contém cerca de 4 kcal, já um grama de gordura contém bem mais que isso, cerca de 9 kcal.

Para você que deseja se alimentar com praticidade, de forma saudável e com refeições que possam te proporcionar calorias e nutrientes de forma equilibrada, a Personal Chef’s é a opção perfeita. Nosso cardápio é produzido por chefs e nutricionistas e no rótulo de todos os pratos você sabe exatamente o que você está consumindo.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo